Páginas

Entrevista com João Marcos


O Cartunista João Marcos, é o mais novo parceiro da PRECOCE e nos concedeu uma  entrevista excluisiva!

"Na sala de aula, ele é um suave mestre para os alunos da faculdade de design gráfico; em casa, é também o marido da Simone e pai da Ana; mas é com lápis e papel nas mãos que o cartunista João Marcos mostra que é mesmo uma Criança Grande"
Seu interesse por gibis veio logo cedo com a paixão pela "Turma da Mônica" e antes de completar 10 anos já criava suas próprias histórias. Aos 14 anos ele se tornou chargista do Diário do Aço, em Ipatinga atividade que exerce até hoje.

Entre tantos personagens o que mais se destacam são os irmãos Mandelévio e  Telúria."Mendelévio é quase um alter ego do autor, enquanto a Telúrio é um mix das duas irmãs do autor, Deise e Flávia; na verdade, bem mais Deise do que Flávia, segundo ele mesmo. Mas as situações que inspiram as tirinhas são muitas vezes memórias buscadas em fatos vividos com as duas. Implicâncias, disputas, aprontações e todo o relacionamento típico de dois irmãos cheios de energia e humor."
João  lançou sua primeira coletânea em 2001, e em 2009 veio o primeiro livro com histórias originais “O mundo Mendelévio e o planeta Telúria”, publicado pela editora abacatte. “Histórias tão pequenas de nós dois”, a segunda publicação pela editora, foi lançado este ano. 
Para o autor o mais gratificante é saber que as crianças vieram a gostar de ler por suas histórias."Para ele, um feedback que não tem preço, o lado mais encantador de um universo sempre aberto para o sonho e a fantasia, em que a leitura aparece como fator fundamental de formação e fonte inesgotável de prazer."


A idéia de estampar as carinhas divertidas dos simpáticos irmãos em peças de roupas infantis é um sonho antigo de João Marcos que agora se torna realidade.  Depois de algumas tentativas independentes que não foram adiante, João Marcos comemora a parceria com a PRECOCE, que lança uma coleção de peças estampadas com os personagens.
Para João Marcos, valeu a pena esperar para ver concretizado esse desejo de tanto tempo. O bom gosto, a qualidade e a modelagem das roupas, a parceria com a equipe de estilo da marca, tudo foi se encaixando com perfeição para um resultado que ele tem certeza que será encantador. Em alegre expectativa, ele diz que está contando os dias para ver a coleção lançada e as crianças literalmente vestindo a camisa de Mendelévio e Telúria.



Um comentário:

Nane disse...

João Marcos é um profissional maravilhoso! Eu sou super fã!

Nossa! Amei a coleção da Precoce com os personagens Mendelévio e Telúria!
Ficou uma graça, de muito bom gosto!